Jogos 29 e 30 de Novembro

29 Novembro - Sub 18 Mas: Academia de Basquetebol - SC Marinhense 14:30 / Sub 16 Fem: Academia Becoimbra - BC Cantanhede 16:3030 Novembro - Sub 14 Masc Sampaense - Academia de Basquetebol 11:00 / Sub 12 Fem e Mas Academia de Basquetebol - Olivais Coimbra 16:30 / Sub 16 Masc Sampaense - Academia de Basquetebol 16:00

sábado, 16 de abril de 2011

3º Dia do Campus da Páscoa


 A manhã começou cheia de sol e vontade de aprender os fundamentos do ténis na Escola Secundária José Falcão; uma escola cheia de memórias reavivadas pelo imponente edifício, património arquitectónico do parque escolar nacional. Os responsáveis técnicos da escola de Ténis, Professores Ivan Gonsalves e Lurdes Pereira, bem como os nossos treinadores trocaram de atletas e fizeram uma prática animada, nos cinco campos exteriores e no pavilhão; nem os pais resistiram à tentação de bater umas bolas ao fundo do court.
À alegria trazida do ténis adicionou-se o desejo de, na Escola D. Dinis, com o prof. Sixto González dar início às unidades de treino que se iriam prolongar por toda a tarde. Entretanto, o resto da manhã foi ocupado a calibrar os diferentes grupos e a jogar ao “basa”. À tarde, durante o descanso todos ficaram a saber que o Sr. Jaime do Pavilhão, não só é prestável como também tem veia de músico, pois tocou e cantou, para todos, as modas mais ouvidas nas tunas e encontros de juventude. Em seguida os jovens deslocaram-se para o auditório da escola para acabarem de ver o filme que tinham começado a ver na quinta-feira.
O treino da tarde começou em grande ritmo, entrecortado com pausas oportunas para demonstração e informações pormenorizadas das acções técnicas correctas. A originalidade, por nós avidamente assimilada, recaiu sobre um paradigma de direcção do treino assente no modelo integrado e construtivista do treino desportivo aplicado em escalões de formação – o TGfU (Teaching Games for Understanding), que promove aquisições mais sólidas.
À noite a palestra subordinada ao tema “Prática deliberada, Práticas diferenciadas” começou à hora marcada. O primeiro palestrante, o prof. Humberto Carvalho dissertou sobre Crescimento, tamanho corporal, desempenhos funcionais no desenvolvimento dos jovens basquetebolistas", veiculando, entre outras, a mensagem do repetido e muito comum engano da selecção intuitiva e falaciosa nos escalões de formação, tomando como critério apenas a robustez aparente.
Seguiu-se o prof. Pedro Gaspar que abordou o tema “Excelência, a importância do momentum”. Soltando a criatividade que lhe é peculiar, discorreu sobre os aspectos que distinguem os excelentes performers dos outros.
Encerrou a sessão, o prof. Sixto, com uma soberba palestra, que apesar da hora tardia prendeu a plateia fornecendo informações sobejamente úteis, válidas e ajustáveis aos jovens com quem trabalhamos.
Mais um dia pleno de sucesso expirou, quando ouvimos badalar a primeira hora do último dia do Campus.









Sem comentários: